SÓFOLHA Soluções Corporativas

Rede Virtual de Informações e Aprendizado - SÓFOLHA Soluções Corporativas

Boa tarde,

Foi liberada a versão do sistema SFDPessoal para a geração do arquivo da RAIS referente ao ano-base 2021.

Assim como ocorreu na declaração referente a 2019 e 2020, as empresas enquadradas nos Grupos 1 e 2 do eSocial estarão DISPENSADAS da entrega da RAIS para informações referente a 2021. O cumprimento da obrigação relativa à RAIS ano-base 2021, bem como eventuais alterações relativas ao ano-base 2020 por estas empresas, se dá por meio do envio de informações ao eSocial.

Considerando o Cronograma de Implantação do eSocial e os termos da Portaria MTP nº 671/2021, todas as empresas dos Grupos 3 e 4 do eSocial DEVERÃO declarar a RAIS pelo aplicativo GDRAIS para o ano-base 2021.

No ano de 2020, detectamos vários clientes que estavam ignorando as regras estabelecidas nas normas e acionaram o nosso suporte técnico para gerar o arquivo de empresas dispensadas. Para esses clientes, disponibilizamos uma opção na geração do arquivo para sinalizar que deseja gerar o arquivo, conforme imagem abaixo:

A mensagem no topo da tela é apresentada apenas para empresas dos Grupos 1 e 2 do eSocial, o sistema utiliza o grupo do eSocial é informado pelo usuário no Cadastro da Empresa para a identificação.

É importante lembra que os programas GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO estão bloqueados para empresas que fazem parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial, para os anos-base em que estas empresas estiveram obrigadas a declarar pelo eSocial estes eventos para o período completo do ano. 

Em caso de dúvidas sobre a obrigatoriedade da geração da RAIS, verifique junto a sua consultoria ou entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Atenciosamente,

Celso Serrano Araujo

Exibições: 73

Responder esta

Propósito

Espaço virtual criado em 3 de Março de 2011, com o objetivo de promover "a troca de experiências" sobre nossa legislação Tributária inclusive Trabalhista e Previdenciária e os seus impactos nas organizações e no país. Oferece ainda, a possibilidade de "novos conhecimentos" não caracterizados como "suporte técnico" em relação aos sistemas Sófolha Soluções Corporativas.

Links Relacionados

SF SISTEMAS 

Sófolha Soluções Corporativas

SFassistência

Sófolha Soluções Corporativas

SFGestor Público

Sófolha Soluções Corporativas

ASSERTI

Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação

© 2024   Criado por SÓFOLHA Soluções Corporativas.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço