SÓFOLHA Soluções Corporativas

Rede Virtual de Informações e Aprendizado - SÓFOLHA Soluções Corporativas

eSocial - Eventos do SST (Segurança e Saúde do Trabalhador): obrigatoriedade para todas as empresas a partir de 1º de janeiro de 2023

Boa tarde!

A obrigatoriedade do envio dos eventos S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador)  e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos) retornará para todas as empresas para fatos ocorridos a partir do dia 1º de janeiro de 2023. 

Vamos relembrar a obrigatoriedade dos eventos do SST.

Segundo a PORTARIA CONJUNTA SEPRT/RFB/ME Nº 71, DE 29 DE JUNHO DE 2021, que  dispõe sobre o cronograma de implantação do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial), em seu anexo único consolida as seguintes datas para o envio do eventos:

Repare que a 4ª Fase, eventos do SST, estavam obrigados para fatos geradores desde13/10/2021 para empresas do Grupo 1 e 10/01/2022 para as empresas dos grupos 2 e 3. Porém, com a publicação da PORTARIA Nº 1.010, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2021, alterando a obrigatoriedade do Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP em meio Eletrônico para fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2023, o eSocial publicou a resposta para a FAQ (Perguntas Frequentes do Ambiente de Produção) "08.16", esclarecendo que o envio dos eventos S-2220 e S-2240 seriam facultativos para empresas que NÃO POSSUEM AGENTES NOCIVOS até a obrigatoriedade do PPP Eletrônico.

De acordo com a notícia "Disponibilização do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) El..." do portal do eSocial, o segurado poderá visualizar o PPP em meio Eletrônico no site ou aplicativo MEU INSS a partir do dia 16/01/2023.

At.te,

Exibições: 267

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

Assista a nossa live sobre o assunto SST - Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho, clicando aqui! para revisita os principais pontos sobre essa obrigação.

At.te,

Bom dia!

Clique aqui para acessar as Perguntas Frequentes sobre Segurança e Saúde no Trabalho esclarecidas pelos órgãos integrantes do eSocial.

At.te,

Responder à discussão

RSS

Propósito

Espaço virtual criado em 3 de Março de 2011, com o objetivo de promover "a troca de experiências" sobre nossa legislação Tributária inclusive Trabalhista e Previdenciária e os seus impactos nas organizações e no país. Oferece ainda, a possibilidade de "novos conhecimentos" não caracterizados como "suporte técnico" em relação aos sistemas Sófolha Soluções Corporativas.

Links Relacionados

SF SISTEMAS 

Sófolha Soluções Corporativas

SFassistência

Sófolha Soluções Corporativas

SFGestor Público

Sófolha Soluções Corporativas

ASSERTI

Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação

© 2024   Criado por SÓFOLHA Soluções Corporativas.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço